1. Explicar condições ciclônicas e anticiclônicas, e demonstrar como elas trazem mudanças ao tempo.
2. O que são frentes frias e frentes quentes? Como se movem, e que condições meteorológicas produzem?
3. Explicar os seguintes fenômenos meteorológicos: vento sudoeste, vento alísio, zona de calmaria, tufão, furacão, ciclone e tempestade de neve.
4. Explicar a ação dos registros termométrico, barográfico, hidrográfico e anemométrico.
5. Ler corretamente um mapa do tempo como publicado pelo Serviço de Meteorologia, explicando os símbolos e como são feitas as previsões.
6. O que significa umidade relativa do ar e ponto de condensação?
7. Desenhar um corte transversal da atmosfera, mostrando suas cinco camadas e descrevendo cada uma delas.
8. Fazer um diagrama do tempo durante três semanas. Incluir o seguinte:
2. O que são frentes frias e frentes quentes? Como se movem, e que condições meteorológicas produzem?
3. Explicar os seguintes fenômenos meteorológicos: vento sudoeste, vento alísio, zona de calmaria, tufão, furacão, ciclone e tempestade de neve.
4. Explicar a ação dos registros termométrico, barográfico, hidrográfico e anemométrico.
5. Ler corretamente um mapa do tempo como publicado pelo Serviço de Meteorologia, explicando os símbolos e como são feitas as previsões.
6. O que significa umidade relativa do ar e ponto de condensação?
7. Desenhar um corte transversal da atmosfera, mostrando suas cinco camadas e descrevendo cada uma delas.
8. Fazer um diagrama do tempo durante três semanas. Incluir o seguinte:
- Precipitação pluviométrica (conseguir esta informação em seu próprio pluviômetro caseiro, ou a partir de relatórios oficiais).
- Leitura de barômetro.
- Formação de nuvens.
- Direção e velocidade dos ventos.
- Temperaturas (altas e baixas).
- Umidade (orvalho, neblina, chuva, geada ou neve).
- Previsões do tempo e comparação com a realidade.