quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Conchas e Moluscos Avançado


1. Completar a especialidade Conchas e Moluscos.

2. Definir o termo “molusco”.

3. Aprender os termos de classificação dos moluscos, saber distinguir as caracter&iacutesticas de cada um, e conhecer várias espécies de cada classe.

4. Distinguir entre moluscos univalve e bivalve, considerando o seguinte:
  1. A concha.
  2. O corpo do molusco.
  3. Reprodução.
  4. Movimentos.
  5. Busca por alimentos.
  6. Auto-preservação.
5. Identificar em conchas ou desenhos, e conhecer o seguinte glossário de termos conquiliológicos:
  1. Válvula.
  2. Vértice.
  3. Orifício.
  4. Bisso.
  5. Pata.
  6. Manto.
  7. Opérculo.
  8. Mãe da pérola.
  9. Epiderme.
  10. Costelas.
  11. Canal.
  12. Espinhas.
  13. Espira.
  14. Lábios.
  15. Linhas concêntricas.
6. Explicar o desenvolvimento de uma concha. Quanto tempo vivem os moluscos?

7. Apresentar alguns fatos sobre a vida de uma Strobus Pugilis “concha de briga”, e explicar por que esta concha tem este nome.

8. Identificar e explicar as atividades do Teredem.

9. Como se explica a distribuição dos moluscos?

10. Dar o nome de dois moluscos que não tem concha.

11. Encontrar respostas para as interessantes perguntas a seguir:
  1. Como animais bivalves e univalves se prendem às suas conchas?
  2. Como se controla a cor de uma concha?
  3. Que molusco tem quatro guelras?
  4. A partir de qual animal marinho fazia-se a tinta da Índia?
  5. Que molusco deixa um rastro brilhante?
  6. Que conchas eram usadas como dinheiro por tribos antigas?
  7. Que concha é considerada sagrada pelos tibetanos?
  8. A tinta púrpura, dos tempos antigos, era retirada da secreção de que molusco?
  9. Qual é a fonte das pérolas? Como se formam?
12. Citar seis usos comerciais das conchas.

13. Completar uma das seguintes atividades:
  1. Encontrar e colecionar, pessoalmente, 40 espécies de conchas, representando as cinco classificações. Relacionar cada concha em termos de data e local onde foi encontrada, nome comum, nome científico e classe.
  2. Fazer uma coleção de 50 espécies de conchas que você encontrou, ganhou ou comprou, representando as cinco classificações. Relacionar cada concha da seguinte forma: se você mesmo a encontrou, dar informação de acordo com item (a), acima. Se ganhou ou comprou, dar o nome da pessoa de quem ganhou, habitat da concha, data de compra, nome comum, nome científico e classe.