1. Completar a especialidade Conchas e Moluscos.
2. Definir o termo “molusco”.
3. Aprender os termos de classificação dos moluscos, saber distinguir as características de cada um, e conhecer várias espécies de cada classe.
4. Distinguir entre moluscos univalve e bivalve, considerando o seguinte:
7. Apresentar alguns fatos sobre a vida de uma Strobus Pugilis “concha de briga”, e explicar por que esta concha tem este nome.
8. Identificar e explicar as atividades do Teredem.
9. Como se explica a distribuição dos moluscos?
10. Dar o nome de dois moluscos que não tem concha.
11. Encontrar respostas para as interessantes perguntas a seguir:
13. Completar uma das seguintes atividades:
2. Definir o termo “molusco”.
3. Aprender os termos de classificação dos moluscos, saber distinguir as características de cada um, e conhecer várias espécies de cada classe.
4. Distinguir entre moluscos univalve e bivalve, considerando o seguinte:
- A concha.
- O corpo do molusco.
- Reprodução.
- Movimentos.
- Busca por alimentos.
- Auto-preservação.
- Válvula.
- Vértice.
- Orifício.
- Bisso.
- Pata.
- Manto.
- Opérculo.
- Mãe da pérola.
- Epiderme.
- Costelas.
- Canal.
- Espinhas.
- Espira.
- Lábios.
- Linhas concêntricas.
7. Apresentar alguns fatos sobre a vida de uma Strobus Pugilis “concha de briga”, e explicar por que esta concha tem este nome.
8. Identificar e explicar as atividades do Teredem.
9. Como se explica a distribuição dos moluscos?
10. Dar o nome de dois moluscos que não tem concha.
11. Encontrar respostas para as interessantes perguntas a seguir:
- Como animais bivalves e univalves se prendem às suas conchas?
- Como se controla a cor de uma concha?
- Que molusco tem quatro guelras?
- A partir de qual animal marinho fazia-se a tinta da Índia?
- Que molusco deixa um rastro brilhante?
- Que conchas eram usadas como dinheiro por tribos antigas?
- Que concha é considerada sagrada pelos tibetanos?
- A tinta púrpura, dos tempos antigos, era retirada da secreção de que molusco?
- Qual é a fonte das pérolas? Como se formam?
13. Completar uma das seguintes atividades:
- Encontrar e colecionar, pessoalmente, 40 espécies de conchas, representando as cinco classificações. Relacionar cada concha em termos de data e local onde foi encontrada, nome comum, nome científico e classe.
- Fazer uma coleção de 50 espécies de conchas que você encontrou, ganhou ou comprou, representando as cinco classificações. Relacionar cada concha da seguinte forma: se você mesmo a encontrou, dar informação de acordo com item (a), acima. Se ganhou ou comprou, dar o nome da pessoa de quem ganhou, habitat da concha, data de compra, nome comum, nome científico e classe.