quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Invertebrados Marinhos


1. Ser capaz de indentificar pelo menos um exemplo de 15 dos animais marinhos a seguir:
  1. Tunicado.
  2. Anêmona (flor do mar).
  3. Quitina.
  4. Heremita-bernardo.
  5. Estrela quebradiça ou estrela-serpente.
  6. Ouriço do mar.
  7. Holotúria.
  8. Briozoário.
  9. Anafita (macruso).
  10. Estrela -do-mar comum.
  11. Mexilhão.
  12. Medusa (água viva).
  13. Ostra.
  14. Anfípode.
  15. Esponja.
  16. Corrupio.
  17. Coral.
  18. Caranguejo
2. Fazer uma coleção de pelo menos nove animais do litoral, incluindo os seguintes:
  1. Três tipos de caranguejos.
  2. Um tipo de estrela do mar.
  3. Quaisquer outros cinco animais relacionados no item 1. Animais de corpo duro, como os caranguejos, estrela do mar e quitina podem ser mortos numa solução com cinco por cento de formol ou uma solução de 70 por cento de álcool, e depois podem ser colocados para secar perto de um fogo. O sol faz com que as cores desbotem. Animais de corpo mole precisam ser mantidos numa solução de três por cento de formol ou solução de 70 por cento de álcool. Se a formalina for usada no lugar do formol, as porcentagens acima devem ser dobradas.
3. Descrever os processos a seguir:
  1. Movimento de natação de uma água viva.
  2. Método usado pela anêmona para capturar alimento.
  3. A corrida do caranguejo.
  4. Como uma estrela do mar digere um mexilhão ou ostra quando tem uma abertura bucal tão pequenina?
4. Mencionar quatro animais de maré baixa, e dois de maré alta.

5. Responder as seguintes perguntas sobre relacionamentos:
  1. Que relação os caranguejos e anatifos têm com os insetos?
  2. Que relação o tunicado tem com o homem?
  3. Mencionar um comum habitante da terra que tem relação com o mexilhão.
  4. O polvo pertence ao filo Mollusca. Que dois animais alistados no item 1 relaciona-se com o polvo?
  5. A estrela do mar, a holotúria e o ouriço do mar pertencem ao filo Echinodermata. Por que? (Dica: descubra o que significa: "echinodermata").
6. Apresentar um relatório oral sobre duas das atividades a seguir:
  1. Visitar a praia à noite, e com uma lanterna, observar as atividades de animais na areia e na água. Prestar atenção às milhares de plantas e animais visíveis quando o facho de luz é dirigido à água. Estes organismos minúsculos são chamados de plâncton.
  2. Passar um tecido ou uma rede específica para plâncton pela água, e observar através de um microscópio os muitos animais e plantas minúsculos que virão na rede.
  3. Selecionar três espécimes do item 1 que são economicamente importantes. Explicar o por que.