SEÇÃO I - MAPA
1. Saber o seguinte:
3. Ser capaz de identificar, pelo menos 20 sinais e símbolos encontrados em mapas topográficos. Alguns deles deverão ser das seguintes categorias:
1. Quias são os 8 principais pontos cardeais, suas abreviações e graus correspondentes?
2. Identificar o tipo de bússola mais popular entre trilheiros.
3. Conhecera as partes de uma bússola.
4. Conhecer e explicar o seguinte, com relação à bússola, azimute e coordenadas:
SEÇÃO III - DIREÇÃO SEM AUXÍLIO DE BÚSSOLA
1. Demonstrar como encontrar direção sem uma bússola usando.
1. Demostrar como:
3. Prove sua habilidades no uso de um mapas e bússolas, seguindo um curso de cross-country com, pelo menos, 10 leituras dadas ou pontos de controle.
4. Durante o cumprimento dos requisitos 2 e 3 desta seção, manter um registro detalhando:
1. Saber o seguinte:
- O que é um mapa topográfico.
- O que é encontrado em um mapa topográfico.
- Dê 3 usos para um mapa topográfico.
3. Ser capaz de identificar, pelo menos 20 sinais e símbolos encontrados em mapas topográficos. Alguns deles deverão ser das seguintes categorias:
- Construções humanas.
- Locais com água.
- Características da vegetação
- Elevação.
- Intervalo entre curvas de nível.
- Formas de relevo (vales, cumes, penhasco, escarpas, montes, montanhas, etc.) definidas pelas curvas de nível.
- Como as distâncias são definidas.
- A escala do mapa.
- Como medir a distância linear.
- Como converter para a distância real.
- O que é sistema Grid.
- O que é grid UTM.
- Quantos Fusos UTM temos no território da Divisão Sul Americana.
- Identificar em qual fuso fica sua localidade e como é chamado (nomeado) este fuso.
- Explicar como usar um sistema de coordenadas UTM.
- Como usar um sistema de grade de 6 dígitos.
- Norte da quadrícula.
- Norte verdadeiro.
- Norte magnético.
- Declinação magnética.
- Convergência meridiana.
1. Quias são os 8 principais pontos cardeais, suas abreviações e graus correspondentes?
2. Identificar o tipo de bússola mais popular entre trilheiros.
3. Conhecera as partes de uma bússola.
4. Conhecer e explicar o seguinte, com relação à bússola, azimute e coordenadas:
- O que é azimute.
- Como calcular a coordenada pelo mapa.
- Como converter uma coordenada geográfica para uma coordenada magnética (azimute).
- Como converter uma coordenada magnética (azimute) para uma coordenada geográfica.
- O que é desvio e como corrigir isto.
- Como calcular e seguir um contra-azimute.
- O que é ressecção.
- Use o método de 2 pontos.
- Use o método de 3 pontos.
- Explique como usar o triângulo de erro de Lehmann.
- Inspeção visual.
- Usando a bússola.
SEÇÃO III - DIREÇÃO SEM AUXÍLIO DE BÚSSOLA
1. Demonstrar como encontrar direção sem uma bússola usando.
- Cruzeiro do Sul.
- Relógio com ponteiros.
- Constelação Órion.
- A sombra de 2 varas.
1. Demostrar como:
- Ler 6 coordenadas usando o Grid UTM.
- Calcular uma coordenada coordenada geográfica para uma coordenada magnética.
- Determinar o azimute.
- Localizar uma posição com a ressecção.
3. Prove sua habilidades no uso de um mapas e bússolas, seguindo um curso de cross-country com, pelo menos, 10 leituras dadas ou pontos de controle.
4. Durante o cumprimento dos requisitos 2 e 3 desta seção, manter um registro detalhando:
- Referências do mapa utilizando (incluindo dados da Grid, escala, etc.)
- Coordenadas Geográficas e Magnéticas e os azimutes.
- Observações sobre o percurso tomado.