quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Mapa e Bússola

SEÇÃO I - MAPA

1. Saber o seguinte:
  1. O que é um mapa topográfico.
  2. O que é encontrado em um mapa topográfico.
  3. Dê 3 usos para um mapa topográfico.
2. O que é um mapa ortofoto?

3. Ser capaz de identificar, pelo menos 20 sinais e símbolos encontrados em mapas topográficos. Alguns deles deverão ser das seguintes categorias:
  1. Construções humanas.
  2. Locais com água.
  3. Características da vegetação
4. Conhecer e explicar o seguinte, com relação à topografia:
  1. Elevação.
  2. Intervalo entre curvas de nível.
  3. Formas de relevo (vales, cumes, penhasco, escarpas, montes, montanhas, etc.) definidas pelas curvas de nível.
5. Conhecer e explicar o seguinte, com relação à distância:
  1. Como as distâncias são definidas.
  2. A escala do mapa.
  3. Como medir a distância linear.
  4. Como converter para a distância real.
6. Conhecer e explicar o seguinte, com relação à mapa:
  1. O que é sistema Grid.
  2. O que é grid UTM.
  3. Quantos Fusos UTM temos no território da Divisão Sul Americana.
  4. Identificar em qual fuso fica sua localidade e como é chamado (nomeado) este fuso.
  5. Explicar como usar um sistema de coordenadas UTM.
  6. Como usar um sistema de grade de 6 dígitos.
7. Conhecer e explicar o seguinte, com relação à leitura de mapa:
  1. Norte da quadrícula.
  2. Norte verdadeiro.
  3. Norte magnético.
  4. Declinação magnética.
  5. Convergência meridiana.
SEÇÃO II - BÚSSOLA

1. Quias são os 8 principais pontos cardeais, suas abreviações e graus correspondentes?

2. Identificar o tipo de bússola mais popular entre trilheiros.

3. Conhecera as partes de uma bússola.

4. Conhecer e explicar o seguinte, com relação à bússola, azimute e coordenadas:
  1. O que é azimute.
  2. Como calcular a coordenada pelo mapa.
  3. Como converter uma coordenada geográfica para uma coordenada magnética (azimute).
  4. Como converter uma coordenada magnética (azimute) para uma coordenada geográfica.
  5. O que é desvio e como corrigir isto.
  6. Como calcular e seguir um contra-azimute.
5. Conhecer e explicar os seguintes métodos de descobrir a localização atual em um mapa:
  1. O que é ressecção.
  2. Use o método de 2 pontos.
  3. Use o método de 3 pontos.
  4. Explique como usar o triângulo de erro de Lehmann.
6. Saber e explicar como orientar-se usando seu mapa por:
  1. Inspeção visual.
  2. Usando a bússola.
7. Construir uma “bússola de emergência” utilizando materiais improvisados.

SEÇÃO III - DIREÇÃO SEM AUXÍLIO DE BÚSSOLA

1. Demonstrar como encontrar direção sem uma bússola usando.
  1. Cruzeiro do Sul.
  2. Relógio com ponteiros.
  3. Constelação Órion.
  4. A sombra de 2 varas.
SEÇÃO IV - PRÁTICA

1. Demostrar como:
  1. Ler 6 coordenadas usando o Grid UTM.
  2. Calcular uma coordenada coordenada geográfica para uma coordenada magnética.
  3. Determinar o azimute.
  4. Localizar uma posição com a ressecção.
2. Com a base no conhecimento adquirido no item “c” do requisito 4 da Seção II, navegar até uma coordenada geográfica utilizando um azimute magnético.

3. Prove sua habilidades no uso de um mapas e bússolas, seguindo um curso de cross-country com, pelo menos, 10 leituras dadas ou pontos de controle.

4. Durante o cumprimento dos requisitos 2 e 3 desta seção, manter um registro detalhando:
  1. Referências do mapa utilizando (incluindo dados da Grid, escala, etc.)
  2. Coordenadas Geográficas e Magnéticas e os azimutes.
  3. Observações sobre o percurso tomado.

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