quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Ótica


1. Definir e desenhar um gráfico do seguinte:
  1. Extenção focal.
  2. Aberração de lentes positivas.
  3. Lentes negativas.
  4. Dois tipos de distorção.
  5. Cor lateral.
  6. Esféricas.
  7. Lentes acromaticas.
  8. Refração da luz.
2. Explicar como a luz se comporta quando atinge ou atravessa água, óleo, metais e um espelho.

3. Mencionar o nome e fazer um diagrama de três tipos de lentes positivas e três de lentes negativas.

4. Qual deveria ser a distância mínima entre a fonte de luz e as lentes ao testar a extensão focal?

5. Encontrar a extensão focal de pelo menos quatro lentes, uma delas sendo uma lente negativa.

6. Explicar, através de diagramas, por que uma imagem de uma lente positiva produz uma imagem reversa ou invertida.

7. Demonstrar através de gráficos, como funciona um prisma. Marcar os ângulos em que as cores aparecem e desaparecem.

8. Demonstrar o que acontece quando a luz atinge um vidro fumê.

9. Construir um instrumento ótico usando espelhos ou lentes, tais como um periscópio, um projetor de slides ou um telescôpio simples.

10. Explicar o que significa o termo 6 × 35 e 7 × 50, quando aplicados a binóculos.

11. Definir o termo “número-f” usado em conexão com câmeras fotográficas. O que significa o fato de uma lente ser rápida ou lenta? Uma lente f-8,5 é mais rápida ou mais lenta que uma lente f-8?