1. Definir o seguinte:
3. Mencionar duas fontes comuns de monóxido de carbono. Por que é uma substância perigosa?
4. Quais os estados da matéria?
5. Escolher e fazer cinco das alternativas a seguir, e explicar a reação química que ocorre:
- Elementos.
- Compostos.
- Símbolos químicos.
- Soluções.
- Átomos.
- Moléculas.
- Tabela periódica.
- Combustão.
- Ácido.
- Sal.
- Próton.
- Nêutron.
- Eletron.
- Destilação.
- Destilação fracionária.
- Filtragem.
3. Mencionar duas fontes comuns de monóxido de carbono. Por que é uma substância perigosa?
4. Quais os estados da matéria?
5. Escolher e fazer cinco das alternativas a seguir, e explicar a reação química que ocorre:
- Tentar acender um cubo de açúcar, primeiro sem e depois com algumas cinzas aplicadas ao cubo, demonstrando a ação catalizadora.
- Colocar um cubo de gelo num copo com água, colocar um barbante de 10 centímetros em cima do gelo no copo, então solucionar o problema de tirar o cubo de gelo da água sem tocá-lo.
- Usando água, aguarrás e sabão, transferir uma foto de jornal para uma folha de papel em branco.
- Usando uma vela e um pedaço de papelão, demonstrar visualmente as três partes de uma vela.
- Usando uma bacia de água, fósforos de madeira, um torrão de açúcar e um pouco de sabão, demonstrar a ação do açúcar e do sabão sobre fósforos que bóiam na água.
- Colocar um ovo fresco em água doce, e depois salgar a mesma, anotando a diferença.
- Demonstrar que a ferrugem usa oxigênio, usando malha de aço, um lapis, um elástico, um copo de água e uma jarra de água.
- Demonstrar as cores produzidas quando elementos a seguir são queimados: sal, cobre, sulfato e ácido bórico.
- Fazer uma tinta invisível.
- Demonstrar que a água sanitária ou o bicarbonato de sódio contém água.