sábado, 12 de março de 2011

Informática Avançado


1. Completar a especialidade Informática.

2. Qual a definição dos seguintes termos:
  1. Taxa de Bauds (Baud rate).
  2. Chave seletora (Dip switch).
  3. Banco de dados.
  4. Processamento de texto.
  5. Nanosegundo.
  6. DOS.
  7. Modem interno.
  8. Modem externo.
  9. Periférico.
  10. Ausência do disco rígido.
  11. Um "K" de memória.
  12. Protetor de tela.
  13. Byte.
  14. Scanner.
  15. E-mail.
  16. Fonte.
3. Qual o trabalho dos seguintes profissionais ligados à informática:
  1. Operador.
  2. Digitador.
  3. Programador.
  4. Analista de sistemas.
  5. Consultor.
4. Como se pode determinar quando o computador está lendo ou gravando num disquete ou no disco rígido? Que precauções devem ser tomadas enquanto o computador realiza esta tarefa?

5. Qual a diferença entre comunicação serial e paralela?

6. O que significa um computador ser compatível?

7. Que diferença legal há entre programas com as seguintes designações: domínio público, shareware e copyright?

8. Realizar as seguintes tarefas num computador:
  1. Limpar a tela do computador sem desligar o DOS.
  2. Demonstrar o conteúdo de um disquete na tela do compudador.
  3. Preparar um disquete para ser usado num drive apropriado, formatar dando-lhe o nome de "Desbravadores".
  4. Repetir o item acima, mas desta vez colocar os arquivos de sistema no disquete automaticamente, no momento em que o estiver formatando.
  5. Demonstrar como verificar se há setores danificados num disquete ou no disco rígido.
  6. Renomear um arquivo.
  7. Copiar todo o conteúdo de um disquete para outro, fazendo uma cópia perfeita do original.
  8. Demonstrar que completou o item anterior com sucesso, fazendo com que o computador "compare" os dois disquetes e demonstre que não há diferença entre os mesmos.
  9. Demonstrar como copiar um arquivo num disco.
  10. Demonstrar como deletar um arquivo de um disco.
9. Pesquisar pelo menos quatro diferentes liguagens de compudador (por exemplo, Visual Basic, Basic, Pascal, C, C++, etc.) para descobrir por que foram desenvolvidas, e para que tipo de aplicação são utilizadas. Escrever um relatório de 200 palavras sobre suas descobertas, ou apresentar um relatório oral de três minutos.

10. Demonstrar fluência no uso e operação de 3 dos seguintes programas:
  1. Processador de texto: Escrever e imprimir cartas para pelo menos cinco pessoas diferentes, usando o mesmo texto, mas personalizando cada uma com o nome do destinatário (que deve aparecer na carta pelo menos 3 vezes). Usar as seguintes funções do programa:
    • Alinhar pelo lado direito.
    • Centralizar título.
    • Mudar margens e tamanho da página. 
    • Mover um parágrafo. 
    • Salvar.
  2. Programa de banco de dados: Fazer uma lista de pelo menos 15 pessoas, seus endereços, número de telefone, data de nascimento, e idade. Classificar a lista de forma que os nomes apareçam pela ordem alfabética, pela ordem numérica do CEP, por ordem crescente de idade, e por dia de aniversário. Imprimir cada lista.
  3. Programa de contabilidade:
    • Dar entrada numa fatura e imprimir duplicatas de contas a receber. 
    • Imprimir faturas e cheques de contas a pagar. 
    • Registrar dados e relatórios financeiros no livro de balanço.
  4. Programa de editoração de texto: Preparar três páginas de texto, com duas colunas cada, e pelo menos quatro gráficos feitos em compudador, duas fontes diferentes e título.
  5. Programa de planilha: Demonstrar como acrescentar colunas, eliminar colunas, fazer um cálculo em determinada célula, salvar, recarregar e imprimir, Além disso, adicionar as colunas A e B, dividir a soma pela coluna C, e colocar a resposta na coluna D.
  6. Programa educacional: Ensinar qualquer aluno da 1ª à 4ª séries a operar satisfatóriamente um programa projetado para sua faixa etária.
11. Visitar o departamento de informática de qualquer empressa, ou convidar alguém que trabalha neste departamento a visitar sua sala de aula, ou clube. Reuna, no mínimo, as seguintes informações:
  1. Quais tipos de computadores são usados?
  2. Em quais tipos de aplicações os compudadores são usados nesta empresa?
  3. Os compudadores estão interligados? Como?
  4. Como a empresa faz manutanção, mudanças e melhorias (upgrade) em seus hardware e software? Que porsentagem ou valor do orçamento de empresa é colocada para compra e manutanção de compudadores?
  5. Quais procedimentos de segurança (como a cópia de segurança, backup) são usados?
  6. Que formação é necessária e / ou útil para uma carreira na área de informática?