sexta-feira, 11 de março de 2011

Numismática


1. Relatar sucintamente a história das permutas, apresentando três razões porque o dinheiro veio à existência e mencionando pelo menos dez formas raras de "dinheiro" usadas no lugar da moeda corrente de um país.

2. Contar resumidamente a história das moedas e/ou dinheiro de papel em seu país, mencionando as datas de estabelecimento de casas da moeda e fábricas de cunhagem. Descubra também algumas mudanças feitas em metais ou desenhos da moeda do país, apresentando quaisquer fatos interessantes a respeito destas mudanças.

3. Explicar como o dinheiro é distribuído pelo governo em seu país.

4. Definir quaisquer dos termos a seguir, caso se apliquem ao sistema monetário de seu país:
  1. a. Mescla de metais.
  2. b. Cunhagem revestida.
  3. c. Moeda comemorativa.
  4. d. Cunha.
  5. e. Fundo.
  6. f. Inscrição.
  7. g. Borda marcada com letras.
  8. h. Anverso.
  9. i. Reverso.
  10. j. Série.
  11. k. Impressão sobreposta.
  12. l. Evidências de falsificação.
  13. m. Tira magnética.
  14. n. Tinta fluorescente.
  15. o. Controle de inflação.
  16. p. Numeração das notas.
  17. q. Papel-moeda.
5. Descrever o anverso e reverso de dinheiro de papel dos cinco valor mais baixo atualmente em uso em seu país.

6. Saber como a qualidade das moedas é avaliada pelos colecionadores.

7. Ter moedas ou notas de dez diferentes países. Descrever o que há em cada uma delas, dar os nomes de pessoas ou objetos retratados nas mesmas, e, quando possível, mencionar as datas de cada uma.

8. Cumprir um dos seguintes itens:
  1. a. Colecionar pelo menos cinco moedas ou notas de seu país que não estejam mais em circulação.
  2. b. Colecionar uma série datada de moedas de seu país, começando com o ano de seu nascimento (não é necessário incluir moedas raras ou caras).