sábado, 12 de março de 2011

Soldagem


1. Identificar todas as partes do seguinte:
  1. Maçaricos de solda e corte.
  2. Manômetros de oxigênio e acetileno, e suas diferenças.
  3. Tubos de oxigênio e acetileno, e suas diferenças.
  4. Tanques de oxigênio e acetileno, e suas diferenças.
2. Explicar a pressão de oxigênio e acetileno adequado, de acordo com as instruções de seu instrutor, para vários procedimentos diferentes.

3. De olhos vendados, demonstrar habilidade para montar um kit completo de oxiacetileno, incluindo tanques, tubos, manômetros e maçaricos.*

4. De acordo com as orientações de seu instrutor, soldar duas placas de aço temperado (3x25x200 mm) no sentido horizontal, vertical e na superfície.

5. Demonstrar habilidade para usar um maçarico, fazendo um corte reto de pelo menos 30 cm, um corte circular de pelo menos 7,5 cm. Os cortes devem ser feitos em placa de aço temperado, com espessura mínima de 6 mm.

6. Demonstrar habilidade em soldar um objeto de ferro fundido com ângulo em V, de pelo menos 6 mm de espessura, e 5 cm de comprimento.

7. Explicar as precauções e equipamentos de segurança que normalmente são usados na solda elétrica, em relação aos olhos, mãos e outras partes do corpo expostas. Por que as válvulas dos tanques não devem ser lubrificadas nunca?

8. Explicar a diferença entre a soldagem por oxiacetileno e arco elétrico.

9. Demonstrar conhecimento para selecionar a amperagem correta a partir de uma tabela de eletrodos, para soldagem de vários tipos e espessuras de metal.

10. Demonstrar habilidade para soldar chapas de aço temperado (3x25x200 mm), em sentido vertical, horizontal e superfície.

Obs.: É obrigatório o acompanhamento de um instrutor. A soldagem é uma técnica difícil, que demanda muito cuidado, e não é algo que pode aprender em casa. A soldagem toma o lugar de parafusos e rebites, e se não for feita da maneira adequada, é muito perigosa. Exemplo: um engate de trailer mal soldado, ou equipamentos que recebem grandes pesos são perigos potenciais.
  • Esta especialidade demonstra a habilidade de trabalhar no escuro, no caso de uma emergência. Todos os condutores de acetileno devem ficar na mão esquerda, e os de oxigênio na mão direita.