quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Climatologia

1. Explicar como os seguintes fenômenos são formados: neblina, chuva, orvalho, neve, granizo e geada.

2. Identificar no céu ou em fotos, os seguintes tipos de nuvens: cirros, cúmulos, estratos e nimbos. Que tipo de clima está associado a cada uma delas?

3. Explicar a ação de um termômetro de mercúrio, barômetro de mercúrio, barômetro aneróide e pluviômetro.

4. Por que é possível haver chuva de um lado de uma montanha e estar seco do outro lado? Dar uma ilustração em seu país ou região.
  1. Por que é mais fresco e úmido nas montanhas, do que nos vales?
  2. De que direção geralmente vêm a chuva e o tempo bom em sua região?
5. Demonstrar, com ajuda de um diagrama, como a relação entre Terra e o Sol produz as diferentes estações.

6. O que causa os raios e trovões? Quais os diferentes tipos de raios que existem?

7. Com auxílio de um diagrama, demonstrar o que é convecção e qual é sua relação com o vento.

8. Explicar como radares, satélites e computadores são usados na previsão do tempo.

9. Explicar como os itens a seguir podem afetar o tempo:
  1. Correntes de jato.
  2. Erupções vulcânicas.
10. Fazer um desenho mostrando o ciclo de água na meteorologia.

11. Fazer um cata-vento simples ou pluviômetro.

12. Manter um quadro meteorológico durante uma semana, e registrar leitura do tempo a intervalos de 12 horas. Incluir o seguinte:
  1. Temperatura.
  2. Umidade (orvalho, neblina, chuva, geada ou neve).
  3. Formação de nuvens.
  4. Direção do vento.
13. Completar a leitura das seguintes passagens: Gênesis 1, Jonas 1 e 2,  e Mateus 8:23-27. Após a leitura, participar de um debate sobre o porquê da criação do clima, qual a relação entre o clima e a vontade de Deus e como o clima pode ser usado por Deus como ferramenta de Salvação.


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