quinta-feira, 18 de abril de 2013

Classes Agrupadas Regular


GERAIS

1. Ter, no mínimo, 16 anos de idade.

2. Ser membro ativo do Clube de Desbravadores.

3. Memorizar e explicar os Ideais dos Desbravadores: Voto, Lei, Alvo, Lema, Propósito, Objetivo e Voto de Fidelidade à Bíblia. Demonstrar sua compreensão de cada um deles participando de uma das seguintes atividades:
  1. Representação.
  2. Debate.
  3. Redação.
4. Ler o livro do Clube de Leitura do ano em curso.
  1. Jovem (16 anos em diante).
5. Ler o livro “Pela Graça de Deus”.

6. Ler os seguintes livros:
  1. Caminho a Cristo
  2. Além da magia
  3. A história da vida
  4. Nos bastidores da mídia
  5. Nossa herança
7. Participar ativamente da classe bíblica do seu clube.

DESCOBERTA ESPIRITUAL

1. Memorizar e demonstrar o seu conhecimento:
  1. Criação: O que Deus criou em cada dia da Criação.
  2. 10 Mandamento: A lei de Deus dada a Moisés.
  3. Levítico 11: Quais as regras dos alimentos considerados comestíveis e não comestíveis.
  4. Bem-Aventuranças: O Sermão da Montanha.
  5. 12 Apóstolos: O nome dos 12 apóstolos de Cristo.
  6. Fruto do Espírito: A relação de adjetivos do caráter de cristão.
  7. As três Mensagens Angélicas: Reveladas em Apocalipse 14:6-12.
2. Memorizar e recitar os versos bíblicos abaixo:
  1. João 3:16
  2. Efésios 6:1-3
  3. Provérbios 22:6
  4. I João 1:9
  5. Eclesiastes 12:13-14
  1. Isaías 43:1-2
  2. Filipenses 3:12-14
  3. Salmo 23
  4. II Pedro 1:20-21
  5. Romanos 8:38-39
3. Completar o Ano Bíblico:
  1. Jovem (16 anos em diante).
4. Memorizar os livros da Bíblia em Ordem e agrupá-los nas respectivas áreas:
  VELHO TESTAMENTO
a.  Pentateuco
b.  Livros Históricos
c.  Livros Poéticos
d.  Profetas Maiores
e.  Profetas Menores
  NOVO TESTAMENTO
a.  Evangelhos
b.  Históricos
c.  Cartas e Epístolas
d.  Proféticos
5. Discutir com o seu grupo:
  1. O que é o cristianismo.
  2. Quais são as características de um verdadeiro discípulo.
  3. O que fazer para ser um cristão verdadeiro.
6. Participar de um estudo especial sobre a inspiração da Bíblia, com ajuda de um pastor, trabalhando os conceitos de inspiração, revelação e iluminação.

7. Estudar os eventos finais e a segunda vinda de Cristo.

8. Através do estudo da Bíblia, fazer uma apresentação oral do significado da verdadeira observância do Sábado.

9. Estudar a estrutura e serviço do santuário no Antigo Testamento e relacionar com o ministério pessoal de Jesus e a cruz.

10. Estudar e entender a pessoa do Espírito Santo, como Ele se relaciona, e qual o seu papel no crescimento espiritual de cada ser humano.

11. Descrever os dons espirituais mencionados nos escritos de Paulo (Coríntios, Efésios, Filipenses) e para quais objetivos a igreja recebe estes dons.

12. Ler e resumir três histórias de pioneiros adventistas. Contar estas histórias na reunião do clube, no culto JA, ou na Escola Sabatina.

SERVINDO A OUTROS

1. Participar de um debate sobre como testemunhar para um adolescente, colocando alguns princípios em prática em uma situação real.

2. Dedicar 20 horas para a realização dos seguintes projetos:
  1. Participar de um pequeno grupo.
  2. Visitar, com uma programação especial feita pela unidade, duas das seguintes instituições: asilo, hospital ou orfanato.
3. Com ajuda de um amigo, dedicar um dia inteiro (pelo menos oito horas), trabalhando em um projeto de sua igreja, escola ou comunidade.

4. Planejar, coordenar e executar três projetos comunitários e/ou missionários.

5. Convidar a um amigo para participar de em uma atividade social de sua igreja ou da Associação/Missão.

6. Participar em um projeto comunitário desde o planejamento, organização até a execução.

7. Discutir como os jovens adventistas devem se relacionam com as pessoas nas diferentes situações do dia a dia, tais como:
  1. Vizinhos.
  2. Escola.
  1. Atividades sociais.
  2. Atividades recreativas.
8. Ajudar a organizar e participar em uma das seguintes atividades:
  1. Fazer uma visita de cortesia a uma pessoa doente.
  2. Adotar uma pessoa ou família em necessidade e ajudá-los.
DESENVOLVENDO AMIZADE

1. Cantar o Hino Nacional de seu país e saber explicá-lo a um grupo de Desbravadores da classe de Amigo.

2. Participar de um debate e fazer uma avaliação pessoal sobre suas atitudes em dois dos seguintes temas:
  1. Auto-estima.
  2. Relacionamento familiar.
  3. Finanças pessoais.
  4. Pressão de grupo.
  1. A Importância da escolha profissional.
  2. Como se relacionar com os pais.
  3. A escolha da pessoa certa para namorar..
  4. O plano de Deus para o sexo.
3. Preparar uma lista contendo 5 sugestões de atividades recreativas para ajudar pessoas com necessidades especificas e colaborar na organização de uma dessas atividades para essas pessoas.

4. Discutir com sua unidade os métodos de Evangelismo Pessoal e colocar alguns princípios em prática.

5. Visitar um órgão público da sua cidade ou bairro e descobrir de que maneiras o clube pode ser útil à sua comunidade.

SAÚDE E APTIDÃO FÍSICA

1. Fazer uma apresentação sobre os oito remédios naturais dados por Deus, para uma unidade do Clube.

2. Completar uma das seguintes atividades:
  1. Individualmente ou em grupo, organizar e participar de uma corrida ou atividade similar e apresentar com antecedência um programa de treinamento físico para este evento.
  2. Ler as páginas 102-125 do livro “Temperança” de Ellen White, e preparar um trabalho com 10 textos especiais selecionados da leitura.
  3. Completar a especialidade de Nutrição ou liderar um grupo para a especialidade de Cultura Física.
3. Conversar com seu orientador ou com um grupo sobre os princípios de aptidão física e mostrar um resumo de seu programa de exercícios diários. Ao final escrever e assinar um compromisso pessoal para um programa regular de exercícios.

4. Completar duas das seguintes atividades, e escrever um compromisso pessoal de adesão a um estilo de vida livre de bebidas alcoólicas:
  1. Participar de uma discussão em classe sobre os efeitos do álcool no organismo.
  2. Assistir a um curso ou palestra sobre álcool ou drogas e, em seguida, discutir seus efeitos no corpo humano.
  3. Assistir a um “Curso Como Deixar de Fumar”.
  4. Assistir a dois filmes sobre saúde.
  5. Fazer um cartaz sobre a conscientização contra os vícios (fumo, álcool ou drogas) e ajudar a preparar material para uma exposição.
5. Decorar e explicar I Coríntios 9:24-27.

6. Completar a especialidade de Temperança.

7. Debater as vantagens do estilo de vida Adventista de acordo com o que a Bíblia ensina.

ORGANIZAÇÃO E LIDERANÇA

1. Preparar um organograma da Igreja Adventista em sua Divisão.

2. Assistir, pelo menos uma vez, a uma reunião de alguma comissão de sua igreja ou da diretoria de seu Clube. Preparar um breve relatório dessa observação, para discussão no seu grupo.

3. Planejar e realizar com seu grupo uma atividade social, pelo menos uma vez por trimestre.

4.Completar as seguintes especialidades:
  1. Ordem Unida.
  2. Aventuras por Cristo.
5. Ajudar sua unidade ou Clube a planejar e executar uma atividade comunitária

6. Ajudar no planejamento de uma excursão ou acampamento com sua unidade ou clube, envolvendo pelo menos um pernoite.

7. Preparar um organograma sobre a igreja local e relacionar as funções dos departamentos.

8. Participar de dois programas envolvendo diferentes departamentos da igreja local.

9. Participar em um dos itens abaixo:
  1. Curso para conselheiros.
  2. Convenção de liderança da Associação/Missão.
  3. Seis reuniões da diretoria de seu clube.
10. Planejar e ensinar uma especialidade para um grupo de desbravadores.

11. Completar a especialidade de Orçamento familiar.

ESTUDO DA NATUREZA

1. Completar uma especialidade de cada um dos seguintes abaixo:
  1. Anfíbios, Aves, Aves domésticas, Pecuária, Répteis, Conchas e moluscos, Árvores ou Arbustos.
  2. Astronomia, Cactos, Climatologia, Flores ou Rastreio de animais.
  3. Ecologia ou Conservação Ambiental.
  4. Felinos, Cães, Mamíferos, Sementes ou Aves de Estimação.
  5. Duas especialidades em Estudo da Natureza não realizada anteriormente.
2. Identificar a estrela Alfa da constelação do Centauro e a constelação de Órion. Conhecer o significado espiritual de Órion, como descrito no livro “Primeiros Escritos, pág. 41”.

3. Recapitular a história do dilúvio e estudar pelo menos três fósseis diferentes; explicar sua origem relacionando-os com a transgressão da Lei de Deus.

4. Recapitular a historia de Nicodemos e relacioná-la com o ciclo de vida da lagarta ou borboleta, acrescentando um significado espiritual.

5. Recapitular o estudo da criação e fazer um diário, por sete dias, registrando suas observações do que foi criado em cada dia correspondente.

6. Ler o capitulo 7 do livro “O Desejado de Todas as Nações” sobre a infância de Jesus. Apresentar para um grupo, clube ou unidade as lições encontradas, demonstrando a importância que o estudo da natureza exerceu na educação e ministério de Jesus.

ARTE DE ACAMPAR

1. Completar uma especialidade de cada um dos seguintes abaixo:
  1. Acampamento I, Natacao Principiante I ou Cultura Física.
  2. Acampamento II ou Natacao Principiante II.
  3. Mapa e Búsola ou Orietação com GPS.
2. Concluir as seguintes especialidades:
  1. Acampamento III.
  2. Acampamento IV.
  3. Primeiros Socorros Básico.
  4. Primeiros Socorros Intermediário.
  5. Resgate Básico.
  6. Pioneirismo.
  7. Vida Silvestre.
  8. lideranca Campestre.
  9. Uma especialidade não realizada anteriormente que possa ser contada para o Mestrado em Aquática, Esportes, Atividades Recreativas ou Vida Campestre.
3. Fazer e explicar o uso prático dos seguintes nós: Simples, Cego, Direito, Cirurgião, Lais de guia, Lais de guia duplo, Escota, Catau, Pescador, Fateixa, Volta da fiel, Nó de gancho, Volta da ribeira, Ordinário, oito, volta do salteador, duplo, caminhoneiro. Preparar um quadro com pelo menos 15 nós diferentes.Preparar um quadro com pelo menos 15 nós diferentes. Preparar um quadro com, pelo menos, 20 nós diferentes. Explicar como uma corda é feita e de que modo deve ser cuidada.

4. Apresentar 10 regras para uma caminhada e explicar o que fazer quando estiver perdido.

5. Aprender os sinais para seguir uma pista. Preparar e seguir uma pista de 2km, que outros também possam segui-la.

6. Com um grupo de, no mínimo quatro pessoas, incluindo um conselheiro acima de 18 anos, andar 25 km em área rural ou deserta, incluindo uma noite ao ar livre ou barraca. Deverá haver um planejamento completo antes da saída. Durante expedição devem ser feitas anotações sobre o terreno, flora e fauna, observados na caminhada. Depois, usando as anotações, participar em uma discussão de grupo, dirigida por seu orientador.
7. Descobrir as oito direções (pontos cardeais), sem a ajuda de uma bússola.
8. Participar de, pelo menos, três acampamentos com seu clube ou unidade. Desses, no mínimo, um deve ter sido planejado e executado por você

9. Planejar e cozinhar três refeições ao ar livre.

10. Apresentar seis segredos para um bom acampamento. Participar de um acampamento de final de semana, planejando e cozinhando duas refeições.

11. Construir e utilizar um móvel de acampamento em tamanho real, com nós e amarras.

ESTILO DE VIDA

1. Completar uma especialidade, não realizada anteriormente, em cada uma das seguintes áreas:
  1. Habilidades Domésticas ou Artes e Habilidades Manuais.
  2. Ciência e Saúde e Atividades Missionárias e Comunitárias.
  3. Atividades Agrícolas e Afins ou Atividades Profissionais.



Índice Próximo Classes Agrupadas Avançadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário